Você está satisfeito ou desmotivado com seu trabalho?

Benefícios quando você faz o que gosta

Você está satisfeito com seu trabalho? Uma pergunta que muitas pessoas não levam em consideração.
475

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Você está satisfeito com seu trabalho? Uma pergunta que muitas pessoas não levam em consideração.

Por incrível que pareça, segundo pesquisas, mais de 40% das pessoas estão insatisfeitas no trabalho. E isso gera muitos transtornos para a vida pessoal principalmente para a família que acaba recebendo o reflexo dessa insatisfação na forma de estresse, falta de humor, intolerância com os filhos, insônia, impaciência e falta de atenção para o(a) esposo(a), entre outros.

Mas como isso ocorre? Por que será que esse índice é tão alto? Dentre vários fatores verificamos que um dos principais vilões está exatamente no momento da procura do novo emprego ou até mesmo do primeiro emprego. Na ansiedade de trabalhar e começar a receber o salário, muitas pessoas aceitam qualquer tipo de trabalho e em alguns casos fora de sua área de atuação.

No primeiro momento existe um sentimento de vitória e conquista pelo fato de ter sido selecionado, mas com algum tempo logo perceberá que o trabalho em si é chato e sem motivação.

Isso acontece porque o trabalho executado não é feito com satisfação pois o motivo principal é apenas a questão financeira e nada mais. Obviamente que a compensação é importante mas se o foco no trabalho estiver apenas nesse ponto, possivelmente você terá problemas com insatisfação.

É preciso avaliar com calma a busca no momento da recolocação ou do primeiro emprego, pois você deve pensar que ficará uma boa parte do seu tempo dentro dessa empresa executando as tarefas que lhe forem solicitadas. Tenha certeza do seu potencial e certifique-se de conhecer muito bem suas habilidades e capacidade profissional e foque seu currículo no que realmente você gosta de fazer. Tenha em mente que o desenvolvimento de um trabalho feito com satisfação irá lhe garantir mente e corpo saudável, além de proporcionar bem estar para você, seus colegas de trabalho e principalmente para sua família.

Outro aspecto verificado é quando existe um conflito com o gestor ou com o líder direto, como o supervisor ou coordenador. Nesse caso é importante estar atento, pois não há como desenvolver um trabalho com profissionalismo e comprometimento em um ambiente pesado e repleto de intrigas. Independente do motivo, o melhor remédio para essa situação é o diálogo. Vencer a barreira do orgulho pode ser uma conquista que lhe trará inúmeros benefícios e com certeza haverá reciprocidade na atitude.

Convide a pessoa para tomar um café ou almoçar junto e demonstre que está interessado em resolver a situação de forma amigável, muitas vezes o outro lado será surpreendido com sua ação e reconhecerá o erro caso exista e provavelmente o cenário de turbulência irá mudar.

Portanto, não se permita trabalhar insatisfeito. Procure a causa do problema e resolva. Faça uma autoanálise e identifique seus pontos fortes, suas qualidades e suas competências profissionais e capacite-se ainda mais. Trabalhar de forma satisfeita fará de você um profissional ainda melhor e isso pode resultar em promoções e reconhecimento dentro da empresa, além de estabelecer um equilíbrio emocional e promover uma vida saudável para você e sua família.

80%
Awesome
  • Design

Get real time updates directly on you device, subscribe now.