Vá de bike para o trabalho, benefícios para você e para o meio ambiente

Vá de bike para o trabalho, benefícios para você e para o meio ambiente
753

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Vá de bike para o trabalho, benefícios para você!

Quem vive em uma grande metrópole como São Paulo – hoje até chamada de megalópole – sabe o quanto é difícil se locomover, principalmente quando as distâncias são muito longas. As principais vias da cidade ficam congestionadas praticamente o dia todo, e o transporte público, infelizmente, ainda é muito precário e insuficiente para uma cidade imensa como esta, com uma população que já ultrapassa 10 milhões de habitantes.

Estes não são apenas problemas de São Paulo. Várias outras grandes cidades, tanto do Brasil como do mundo, enfrentam tais situações. Governantes e instituições buscam alternativas para tentar amenizar os problemas do transporte, mas dificilmente encontram soluções. Enquanto tais problemas se resolvem, o jeito é buscar alternativas por conta própria.

Muito se fala a respeito das bicicletas. Em países como a França e China, por exemplo, este meio de transporte é amplamente utilizado. E são muitos os benefícios da bicicleta, tanto para a cidade como para o meio ambiente e, principalmente, para o usuário. No entanto, cidades como Paris e Pequim, por exemplo, oferecem vias mais seguras, inclusive algumas exclusivas para quem utiliza bicicleta. No Brasil, principalmente em capitais litorâneas como o Rio de Janeiro, pode-se utilizar tais vias, mas apenas na beira da praia. Ao se aventurar pela cidade, o carioca enfrenta os mesmos problemas dos paulistanos. Quais seriam, então, as soluções para quem quer fazer da bicicleta o seu meio de transporte público?

- Anúncio -

A questão é bastante complexa, pois essas cidades cresceram em um ritmo muito acelerado, sem nenhum planejamento urbano. Em São Paulo, algumas grandes avenidas oferecem vias especiais para bicicleta, mas apenas alguns trechos, como a Avenida Alcântara Machado, mais conhecida como Radial Leste. No entanto, quem deseja se encorajar pelo tráfego caótico da capital paulista, deve ficar sempre atento nos carros que passam ao lado e estar bem equipado, com capacete, joelheiras e até mesmo espelhos retrovisores no guidão, iguais aos das motos. Procure calcular o tempo e a distância, fazendo um teste em um dia livre.

 

Pegue a bicicleta e tente ir da sua casa até o local de trabalho para ver se consegue chegar na hora. Caso ainda esteja em dúvida sobre comprar uma bicicleta, o metrô tem diversos bicicletários, com valores baixos para alugar o equipamento por algumas horas.

Se estiver seguro, vá em frente, pois respeitará o meio ambiente e a si mesmo, pois andar de bicicleta é uma atividade física muito saudável. Em trinta minutos de pedaladas, perde-se aproximadamente 126 calorias. Não perca tempo e saia pedalando por aí.

Informações sobre os bicicletários do metrô em www.metro.sp.gov.br/servicos/servicos.shtml ou 0800-7707722.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.